segunda-feira, 15 de março de 2010

Globalização e comunicações

Apartir de 1970, houve uma intensificação da globalização e com o desenvolvimento de novas tecnologias como as do ramo da comunicação, com isso esse fenômeno ganhou um impulso ainda maior apartir da déc. de 80.
A globalização das comunicações tem sua face mais visível na internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permitiu um fluxo de troca de idéias e informações sem critérios na história da humanidade. Se antes uma pessoa estava limitada a imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e observar as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como fator de limitação a barreira linguística.
Novas formas de comunicação foram desenvolvidas, são exemplos: fóruns, listas de discussões, comunidades virtuais, blogs, fotologs, videologs, YouTube, Wikipedia etc.
Hoje, existe uma relação muito forte que envolve esses meios de comunicação e a educação. Afinal, todas essas formas de comunicação apresentadas são também formas de auxilio, as quais nos ajudam a efetuar diversas pesquisas.
A Wikipédia por exemplo é um meio pelo qual conseguimos esclarecer diversas dúvidas sem sair do lugar e isso faz com que o conhecimento esteja mais acessível a todos.
Com esses meios de comunicação tudo fica mais acessível, desde a arte em livros, artigos de jornais, revistas, em sites, em letras de música, imagens e obras de arte, até fil­mes. Assim, em meio a essa globalização, já não se pode mais viver-se isolado principalmente em relação à internet. Afinal, quem tentar-se isolar estará sujeito, principalmente, à exclusão digital.



Um comentário:

  1. Como educadora tenho que garantir as novas gerações de alunos autoconfiança necessária para ousar, para realizar e para concretizar sonhos coletivos que propõe a história da arte/teatro em si. Assim farei com que os meus alunos tenham acesso as tecnologias na escola. Farei isso com gosto e prazer.
    Ser professor hoje significa ser um pesquisador, alguém que busca se superar e melhorar sempre, a fim de orientar a aprendizagem dos alunos, promovendo a inclusão nos diversos âmbitos da sociedade.
    São muitas as inovações que chegam em nossas escolas, e cada uma delas merecem a nossa atenção. Sinto que preciso a cada dia me adaptar, melhorar minha atuação, seja na disciplina, no tratamento para com os alunos e clientela em geral, como em minha formação. O mundo está em constante evolução e preciso conhecer as ferramentas para melhor empregá-las em minha atuação docente. Só assim conseguirei instigar a curiosidade de meus alunos, a fim de desenvolverem seu potencial criativo e crítico, de forma autônoma e cooperativa com os demais.

    ResponderExcluir