terça-feira, 16 de março de 2010

Os impactos das novas tecnologias de informação e comunicação na sociedade contemporânea


"
Os impactos das novas tecnologias de informação e comunicação na sociedade contemporânea"


Narrador: - Olá pessoal, hoje irei contar-lhes um
a história de alguns jovens estudantes que debateram em sala de aula os impactos causados na sociedade devido às novas tecnologias. Tudo começou assim...


Professora: - Bom classe hoje vamos falar, discutir e pesquisar sobre as diversas formas de tecnologia que existem. Certo?

Jukinha: - O que é tecnologia professora ?

Professora: É ... começamos bem.. Tecnologia, é todo bem criado
pelo homem cuja finalidade é beneficiá-lo de alguma forma. Vou esclarecer melhor. Vejamos, nas primeiras guerras que aconteciam como exemplo as famosas cruzadas, eram utilizadas armas como espadas e lanças. Com o passar do tempo, o homem foi aperfeiçoando suas técnicas e descobriu a pólvora, essa que é utilizadas nas armas de fogo.

Zezinho: - Professora, então foi por isso que na primeira guerra mundial foram utilizadas armas como revolver e espingardas?


Professora: - Isso mesmo Zezinho, e depois disso, depois dessa grande guerra, ocorreu uma corrida ainda armamentista ainda maior. Só que não observamos a tecnologia apenas nas armas. Nós vemos também nos aparelhos que utilizamos como o telefone que é considerado uma grande inveção.

Jukinha : - Professora, o celular também é tecnologia?

Professora: _ Claro jukinha, e é uma grande tecnologia, hoje nós o levamos a qualquer lugar, não é mesmo? Foram criados também outros aparelhos como o rádio e a geladeira. No entanto, hoje o homem utiliza muito de sua tecnologia para o mal, pois ele criou bombas atômicas que têm um poder de fogo avassalador.

Clarinha: - E essa bomba é muito forte professora?

Professora: - Ela é fortíssima, causa milhoes de mortes de uma só vez e ainda provocam danos no ambiente que duram décadas.

Clarinha: - DÉCADASSS??!!??


Professora: - Isso mesmo, décadas. Além dessas criações, ainda há outras como o avião ou a internet.

Jukinha: - Para mim, a internet foi a melhor das invenções, pois com ela eu jogo muitos jogos com outras pessoas muito distante
s.

Professora: - também concordo com você Jukinha, também acho que a internet foi a melhor das invenções. Porém, existe um grande problema a ser superado, que é a exclusão digital.

Zezinho: - O que é isso professora?

Professora: A exclusão digital ocorre porque muitas pessoas ainda não conseguem ou não podem utilizar a internet, pois com a criação dessa, houve uma grande ampliação nos comércios e nos fluxos de informações. Hoje, o muito é dependente da internet, e por isso devemos ter consciência de que nem todos podem utilizá-la esse é o maior desafio a ser superado.

Clarinha: - O que os governos podem fazer a esse respeito, professora?

Professora: Em muitos cidades já estão disponíveis centros culturais que possuem salas com computadores os quais têm acesso gratuito à internet. Talvez sejá esse o melhor caminho. Mas nós sabemos que não é o único. Afinal, já temos internet na nossa escola e esse projeto também ajuda a diminuir a exclusão digital. Bom é isso turma, acho que agora vocês já estão mais por dentro dos impactos das novas tecnologias de informação e comunicação na sociedade contemporânea, agora terminaremos essa aula e até a próxima.... tchau...

FIM


Nenhum comentário:

Postar um comentário